O escritório Philippe Barrière Collective (PB + Co) criou o plano urbano para um novo empreendimento semi-rural / semi-urbano em Manouba, Tunísia. Ocupando um campo de olivas, o projeto inclui pavilhões de habitação coletiva e prevê a recuperação de 4.475 oliveiras.
O plano urbano gira em torno de um espaço verde comum, que serve de conexão entre os serviços e pavilhões habitacionais, eliminando a necessidade de estradas no perímetro do projeto. Localizados ao redor do parque rural, os equipamentos incluem instalações administrativas, de saúde e comerciais; 3.200 unidades habitacionais; centros religiosos e culturais; uma escola primária; uma área desportiva; e um hub de transporte. O bairro verde representa uma nova estratégia de interação entre comunidade e natureza, mesclando o desenvolvimento sustentável com a eficiência no projeto de habitações.
Baseado em princípios bioclimáticos, o projeto emprega energia solar passiva, proteção solar modular, ventilação cruzada em todos os ambientes e materiais construtivos locais.
Via: v2com